17/09/2021

Desembalando: quando os recebidinhos são Folias ;)

A gente quer muito que, ao receber nossas peças, vocês percebam todo o carinho e dedicação com que são feitas, que seja uma experiência bem especial. Parte importante disso é a embalagem, né? Bora mostrar as mudanças que estamos fazendo acontecer 📦💌 

Ano passado fizemos uma parada de alguns meses pra nos repensar. Quando voltamos ainda tínhamos (e temos!) vários tópicos pra rever e um deles eram as embalagens e o material gráfico que acompanha o produto. Eu sentia que tinha espaço pra melhorar a experiência de quem recebe uma peça nossa e pesquisando sobre o tema decidi fazer dois cursos: "Identidade Visual Artesanal" foi o primeiro e o segundo "Desenho de Embalagem: Experiência de Unboxing". 

Foi bem enriquecedor e várias ideias surgiram. Eu tinha alguns pontos a considerar: o material impresso já existente (bloco pautado onde escrevo sempre um bilhete à mão, marcador de livros e etiqueta com um “sobre nós”), a existência de produtos de naturezas muito distintas (bolsas e peso de porta) e a necessidade de coesão e de soluções que pudessem se aplicar tanto à embalagens para vendas por comércio eletrônico (caixas de papelão) como presenciais (sacolas). 

Rabisca daqui e dali, decidi retornar às origens e as bolsas e mochilas seguem em um saquinho de algodão cru reutilizável, pra guardar a peça quando não estiver em uso ou o que você quiser. Tem tiras coloridas pra fechar e nossa nova etiqueta na frente; cada uma com um desenho diferente feito com linha preta – então será sempre uma surpresa :) Tudo junto com um envelope colorido contendo nosso material impresso. 




 
















Próximo item: a gente já tomava cuidado com o que vai dentro do peso de porta (resíduos têxteis pra que nenhuma fibra de tecido dessa oficina vá pro lixo) e a questão passou a ser o que vai por fora :D Decidi por embalagem em papel pardo e tarja colorida contando sobre a origem e os cuidados de manutenção com a peça (como lavar o peso de porta? como trocar a capa? pode molhar?)  + marcador e bilhetinho. 


Peso de porta azul turquesa e vermelho sobre uma caixa de papelão, ao lado de outro igual embalado em papel pardo, com uma tarja rosa em volta, além de outros itens de papelaria próximos.




















Em todos os casos, caixas e sacolas (para eventos presenciais) carimbados com a marca e o padrão que faz parte da nossa identidade já há alguns anos.

Algo que gostei muito é de ter quase eliminado o plástico; ainda tá presente nas fitas adesivas e no saquinho em que vai a nota fiscal do lado de fora, mas aí é regra e não tem muito jeito... Ainda assim, conforme o material que tenho for acabando, pretendo repensar os impressos para tentar reduzir também a quantidade de papel que utilizo.























Espero que gostem e pra quem tem marca pequena e tá se vendo com necessidade parecida, informação é ouro e compartilho abaixo 😉❤

Cursos: na Domestika, os cursos do Tatabi Studio
Carimbos: CarimboMania
Material impresso: Gráfica Paulista Cartões
Fotos do Wagner Oliveira